quinta-feira, 9 de maio de 2013

INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS


A criança desde cedo já está diante da televisão tornando assim um receptor ativo por meio de tanta informação. Alguns pais deixam a criança escolher o determinado desenho mais se esquecem de fiscalizar para saber se é, adequado à idade dela, pois os conteúdos expostos diariamente na televisão são muito avançados. O que não podemos esquecer é que o desenvolvimento infantil possui etapas únicas capazes de diferenciar uma criança do adulto. No entanto o avanço que a mídia vem obtendo, nos deparamos e verificamos que tem sido cada vez mais difícil educar as crianças, pois a televisão tem sido uma influência não muito bem salientada. 

Infelizmente muitos dos pais não têm decisão ou controle sobre o seu filho, não tem o poder de agir naquilo que faz bem ou não, pois tudo se tornou "bonitinho". O fato de trabalharem o dia inteiro é uma questão que também impede os pais de ficarem sabendo o que se passa em casa. Mais vale ressaltar que muitos pais, veem a televisão como um meio de acalmar o seu filho, sem se dar conta que a televisão é uma divulgadora poderosa e de influência sobre a criança de hoje. Assim não adianta apenas só criticar e colocar a culpa toda na influência da mídia na educação das crianças.
 

É preciso separar e conhecer as potencialidades que a televisão tem de favorável para a aprendizagem da criança, mais cabe aos pais atuar nessa formação e conhecer os programas que os filhos assistem e analisar seus valores e ideais e tentar formar a partir daí um cidadão crítico capaz de averiguar se tal programa traz algo de valor para a sua vida, sendo os mesmo transmissores de valores da própria educação.


Ana Paula de Alcântara - Formada em Administração com ênfase Recursos Humanos - Licenciada em Pedagogia - Mediadora de Informática Educacional
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A Importância da Tecnologia na Aprendizagem do Aluno


Diante o avanço das novas tecnologias, o professor tem como auxílio um novo recurso de torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Esta é uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer.

      O professor/mediador cria certas facilidades aumentando a auto-estima dos alunos, além de permitir novos valores e verificando a dificuldade de aprendizagem readaptando com jogos interativos e de fácil entendimento, ou seja, o professor como mediador tem papel significativo e é dele a missão de buscar alternativas viáveis para fazer desaparecer o desinteresse dos alunos que não querem se envolver e participar dos projetos implantados pela escola.

     Assim as novas tecnologias vieram para diminuir empecilhos que impedem o progresso do indivíduo, melhorando seu desempenho com ferramentas eficazes condicionando uma qualidade e agilidade, garantindo uma maior aplicabilidade.
 

     É importante dizer que a maneira como o orientador passa o conteúdo mostra o poder versátil que ele possui em dissolver o conhecimento complexo transformando em praticidade acessível a todos, para que o uso das tecnologias seja aliado à aprendizagem, utilizando recursos disponíveis e variados de forma a integrar a prática do professor com sua vivência e experiência sobre o assunto tratado, ou seja, o professor tem que possuir preparação.
 

      No entanto é valido ressaltar que o professor que usa a tecnologia na escola além de somar as dificuldades encontradas na sala de aula tem que aliar as vertentes, ou seja, mostrar que domina o conteúdo, os recursos tecnológicos e praticidade, pois sem essas teorias é impossível desenvolver e resolver as questões dificultosas que apresenta no mundo de hoje, pois é preciso que o professor acompanhe e aprenda a elaborar atividades sob aquilo que para o aluno é interessante, pois só desta maneira conseguiremos trazer o aluno para uma aprendizagem mais rígida e valorosa, tanto para sua vida pessoal, tanto quanto para a profissional.



Ana Paula de Alcântara
Ana Paula de Alcântara - Formada em Administração com ênfase Recursos Humanos - Licenciada em Pedagogia - Mediadora de Informática Educacional