REGULAMENTO
DO I CONCURSO DE BLOGS INTER MUNICIPAL
I.
DOS
OBJETIVOS DO CONCURSO
O I Concurso de Blogs é uma
ação conjunta da Prefeitura Municipal de Jacundá/SEDUC/SEMED/DTE Jacundá para
promover o uso de blogs como ferramentas
pedagógicas nas Escolas e Municipais.
II.
DAS
CATEGORIAS PREMIADAS
O concurso premiará as seguintes
categorias:
2.1.
Blog de Escola:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar
2.2. Blog de Professor:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar
2.3.
Categorias especiais:
a) Será premiado o
responsável pela criação e coordenação do Blog de Escola eleita em 1º
Lugar;
PARÁGRAFO
ÚNICO: os prêmios serão divulgados no evento de apresentação de
resultado do concurso.
III.
DO PÚBLICO ALVO, CRITÉRIOS E DATAS PARA INSCRIÇÕES
3.1. Podem participar do
concurso: escolas e professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental do município
de Jacundá.
3.2. As inscrições serão
realizadas no período de 01 de Março a 30 de Abril de 2013, através do
preenchimento da ficha de inscrição disponível no DCT com a Professora Orientadora do Proinfo Maria Edina de Oliveira
Silva ou no Blog (http://dteproinfojacunda.blogspot.com.br).
Na ficha de inscrição deverão ser informados os dados abaixo:
Titulo do Blog (nome de
tela);
Endereço ou URL do blog
inscrito;
Categoria a que concorre:
Blog de Escola; Blog de Professor;
Nome do(s) autor(es) do blog
(facilitador, professor e responsável pelo blog);
Na categoria Blog de
Professor é obrigatório informar o nome da escola, endereço pessoal, e-mail e
telefone para contato e subcategoria a que concorre (1º ao 5º ano, 6º ao 9º
ano).
3.3. O Blog Participante
deverá disponibilizar o Selo com o logotipo do Concurso, que será
disponibilizado pela organização do concurso;
3.4. A comissão organizadora
enviará e-mail confirmando a inscrição no concurso;
3.5. O blog participante terá sua URL no blog do Proinfo
Jacundá, no seguinte endereço http://.dteproinfojacunda.blogspot.com.br
no ambiente do concurso.
3.6. O professor ou a escola
participante deverá realizar uma postagem semanal em seu blog.
3.7. Quanto ao número de
autores por blog:
a) Blog de Professor poderão
participar:
Tanto para os professores do
1º ao 5º ano quanto para os professores do 6º ao 9º ano apenas o professor
titular do seu blog.
PARÁGRAFO
ÚNICO: Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser
claramente identificado. E em caso de mais de um responsável como no caso das
escolas será premiada a própria escola/ ou seja, seu representante.
3.8. Os professores só
poderão participar com apenas um blog, mas cada escola poderá concorrer com 01
(um) blog por Rede de Ensino.
3.9. O professor lotado como facilitador no Proinfo não poderão participar
com o seu blog pessoal, pois os mesmos ficarão responsáveis pelo blog da escola
juntamente com os gestores e supervisores pedagógicos.
IV. DA COMISSÃO JULGADORA
4.1. A comissão julgadora
será composta por avaliadores selecionados e convidados pelo DTC de Jacundá.
Estes avaliadores devem desenvolver atividades relacionadas à educação,
tecnologias e/ou comunicação.
4.2.
Não poderão participar da comissão julgadora, os
Gestores, Supervisores Escolares e Professores regentes de sala a das Escolas
da Rede Municipal que participam ou promovem o concurso.
4.3. Cada avaliador receberá
um checklist com valores atribuídos
de acordo com os critérios observados neste regulamento, o qual deverá ser
preenchido durante o período de avaliação. E ao final, serão entregues à
comissão organizadora para verificação e divulgação do resultado.
V.
DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO
5.1 A avaliação será realizada entre 07 de outubro
a 22 de novembro de 2013. Caberá ao(s) autor(es) do blog manter a participação
de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a
visita e interação no blog durante este período.
5.2
As postagens dos Blogs passaram a ser avaliados a partir da data de seu
cadastro no dteproinfojacunda, (as
postagens anteriores não serão contadas como pontuação para o concurso).
VI. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os blogs serão avaliados em
quatro aspectos: Conteúdo, Design,
Interação e Criatividade. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios
específicos.
6.1.
Conteúdo:
6.1.1. O blog deverá ter
seus objetivos claramente informados e os conteúdos deverão ser pertinentes ao
tema;
6.1.2. O blog deve ser
atualizado continuamente;
6.1.3. O autor do post
deverá sempre ser identificado.
6.1.4. Será considerado o
uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros
sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento
do tema através da navegação na web.
6.1.5. Devem-se evitar
incorreções gramaticais (ortografia, concordância...)
6.1.6. Se o autor citar ou
comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo
deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo no site original, evitando
a denominada duplicação de conteúdos na Internet.
6.1.7. O blog deve usar
adequadamente imagens, vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos
hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(ns).
§1. As referências aos
conteúdos (textos, imagens, vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos
hipermídia) devem indicar o autor, o site, o dia e hora pesquisada.
§2. O Blog do professor,
como espaço de disponibilização de informação, interação e (co) autoria, deve
promover o intercâmbio de ações que visem à construção de conhecimentos,
através do incentivo à pesquisa propiciando a autonomia intelectual dos
educandos.
6.2.
Design
6.2.1. O blog deverá seguir critérios de usabilidade
de design: interfaces que facilitam a interatividade e leitura, mantendo a
qualidade estética.
6.2.2. O cabeçalho do blog deverá identificar
claramente o tema ou área de interesse e o nome. Os personalizados também serão
considerados pontos positivos na avaliação.
6.2.3. O blog de escola deverá conter informações
específicas sobre ela.
6.2.4. Será avaliada positivamente a utilização de
dispositivos de acessibilidade. (leitora de tela, lupa, etc.);
6.2.5. Serão considerados elementos de página
obrigatórios: O selo com a logomarca do concurso e o link do blog do http://dteproinfojacunda.blogspot.com,
perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras
escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições educacionais;
outros blogs educativos; bibliotecas virtuais...); e contadores de acesso.
Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição
visual do blog e problemas no carregamento de páginas.
6.3. Interação
6.3.1. O blog deve conter contadores de acesso para
verificação das visitas e a capacidade de gerar tráfego.
6.3.2. Terá maior pontuação
a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem que será avaliada no
aspecto interatividade;
6.3.3. Será avaliada positivamente a utilização de
elementos de interação como caixa de mensagens, gadgets com postagens de
microblog (Twitter) ou redes sociais (facebook, Orkut...).
6.3.4. Será avaliada a qualidade e freqüência da moderação
de comentários realizados pelo autor/responsável do blog.
6.3.5. Será avaliada também a interação entre os
visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor
do blog para outro;
6.3.6. Caberá ao autor divulgar seu blog a fim de
provocar e instigar a participação de seus leitores.
6.3.7. Terá pontuação as
postagens com textos compartilhados entre professores e alunos da mesma
disciplina e que promova debates através dos comentários.
6.4.
Criatividade
6.4.1. Serão avaliados
positivamente os blogs que desenvolverem ações inovadoras, como:
a) Criatividade na
aplicação, apresentação e disposição dos elementos de página;
b) Desenvolvimento de
postagens criativas, que utilizem recursos como imagens, vídeos, áudios,
animações, jogos e etc.;
c) Recursos criativos e inovadores
no cabeçalho do blog, inclusive as imagens e informações que são utilizadas no
nome ou título;
d) Desenvolvimento de ações
que busquem interagir de forma diferenciada com seus leitores.
e) Criatividade na
combinação das cores, (plano de fundo, titulo, cabeçalho, links, rodapé, texto
das postagens e texto da guias.) para facilitar a leitura do blog e atrair os
leitores.
7. DOS RESULTADOS
7.1. O resultado do concurso
será divulgado no dia 07 de Dezembro de 2013 durante o evento de
premiação.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Este regulamento, bem
como todas as normas deste concurso, estará disponível no blog do dteproinfojacunda para o conhecimento
de todos. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e analisá-lo
criteriosamente para que sejam obedecidas as regras.
8.2. Será de responsabilidade de todos os
departamentos desta entidade na divulgação do concurso, bem como a realização
do evento para premiação e outras ações de formação e orientação dos
professores para o domínio básico da ferramenta dos blogs.
8.3. Os casos omissos serão
julgados pela comissão organizadora do concurso.
Maria
Edina de Oliveira Silva
Profra:
Orientadora Maria Edina de Oliveira Silva
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