sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Regularmento do Concurso de Blog



REGULAMENTO DO I CONCURSO DE BLOGS INTER MUNICIPAL
I.              DOS OBJETIVOS DO CONCURSO 
O I Concurso de Blogs é uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Jacundá/SEDUC/SEMED/DTE Jacundá para promover o uso de blogs como ferramentas  pedagógicas  nas  Escolas e Municipais. 
II.            DAS CATEGORIAS PREMIADAS 
O concurso premiará as seguintes categorias:
2.1. Blog de Escola:
1º Lugar 
2º Lugar
3º Lugar
 2.2. Blog de Professor:
1º Lugar 
2º Lugar
3º Lugar
2.3. Categorias especiais:
a) Será premiado o responsável pela criação e coordenação do Blog de Escola eleita em 1º Lugar; 
PARÁGRAFO ÚNICO: os prêmios serão divulgados no evento de apresentação de resultado do concurso.
III. DO PÚBLICO ALVO, CRITÉRIOS E DATAS PARA INSCRIÇÕES
3.1. Podem participar do concurso: escolas e professores da Rede Municipal de Ensino Fundamental do município de Jacundá.
3.2. As inscrições serão realizadas no período de 01 de Março a 30 de Abril de 2013, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no DCT com a Professora Orientadora do Proinfo Maria Edina de Oliveira Silva ou no Blog (http://dteproinfojacunda.blogspot.com.br). Na ficha de inscrição deverão ser informados os dados abaixo: 
Titulo do Blog (nome de tela); 
Endereço ou URL do blog inscrito; 
Categoria a que concorre: Blog de Escola; Blog de Professor; 
Nome do(s) autor(es) do blog (facilitador, professor e responsável pelo blog); 
Na categoria Blog de Professor é obrigatório informar o nome da escola, endereço pessoal, e-mail e telefone para contato e subcategoria a que concorre (1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano).
3.3. O Blog Participante deverá disponibilizar o Selo com o logotipo do Concurso, que será disponibilizado pela organização do concurso;
3.4. A comissão organizadora enviará e-mail confirmando a inscrição no concurso; 
3.5.  O blog participante terá sua URL no blog do Proinfo Jacundá, no seguinte endereço http://.dteproinfojacunda.blogspot.com.br no ambiente do concurso.
3.6. O professor ou a escola participante deverá realizar uma postagem semanal em seu blog.  
3.7. Quanto ao número de autores por blog:
a) Blog de Professor poderão participar:
Tanto para os professores do 1º ao 5º ano quanto para os professores do 6º ao 9º ano apenas o professor titular do seu blog.
PARÁGRAFO ÚNICO: Em todos os casos, o responsável pelo blog deverá ser claramente identificado. E em caso de mais de um responsável como no caso das escolas será premiada a própria escola/ ou seja, seu representante. 
3.8. Os professores só poderão participar com apenas um blog, mas cada escola poderá concorrer com 01 (um) blog por Rede de Ensino.
3.9. O professor lotado como facilitador no Proinfo não poderão participar com o seu blog pessoal, pois os mesmos ficarão responsáveis pelo blog da escola juntamente com os gestores e supervisores pedagógicos.
IV.  DA COMISSÃO JULGADORA 
4.1. A comissão julgadora será composta por avaliadores selecionados e convidados pelo DTC de Jacundá. Estes avaliadores devem desenvolver atividades relacionadas à educação, tecnologias e/ou comunicação. 
4.2. Não poderão participar da comissão julgadora, os Gestores, Supervisores Escolares e Professores regentes de sala a das Escolas da Rede Municipal que participam ou promovem o concurso.
4.3. Cada avaliador receberá um checklist com valores atribuídos de acordo com os critérios observados neste regulamento, o qual deverá ser preenchido durante o período de avaliação. E ao final, serão entregues à comissão organizadora para verificação e divulgação do resultado.
V. DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO 
  5.1 A avaliação será realizada entre 07 de outubro a 22 de novembro de 2013. Caberá ao(s) autor(es) do blog manter a participação de seus visitantes através de conteúdos específicos e atrativos que instiguem a visita e interação no blog durante este período. 
5.2 As postagens dos Blogs passaram a ser avaliados a partir da data de seu cadastro no dteproinfojacunda, (as postagens anteriores não serão contadas como pontuação para o concurso).
VI.  DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 
Os blogs serão avaliados em quatro aspectos: Conteúdo, Design, Interação e Criatividade. Cada aspecto será avaliado seguindo critérios específicos. 
6.1. Conteúdo: 
6.1.1. O blog deverá ter seus objetivos claramente informados e os conteúdos deverão ser pertinentes ao tema; 
6.1.2. O blog deve ser atualizado continuamente; 
6.1.3. O autor do post deverá sempre ser identificado.
6.1.4. Será considerado o uso efetivo de recursos hipertextuais, disposição de links para outros sites/blogs/textos na postagem, permitindo ao leitor o possível aprofundamento do tema através da navegação na web. 
6.1.5. Devem-se evitar incorreções gramaticais (ortografia, concordância...)
6.1.6. Se o autor citar ou comentar outro texto disponível na Internet deverá utilizar até um parágrafo deste texto e dispor um link para a leitura do mesmo no site original, evitando a denominada duplicação de conteúdos na Internet.
6.1.7. O blog deve usar adequadamente imagens, vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia que visem o aprofundamento do conteúdo abordado na(s) postagem(ns).
§1. As referências aos conteúdos (textos, imagens, vídeos, animações, quadrinhos e outros elementos hipermídia) devem indicar o autor, o site, o dia e hora pesquisada.
§2. O Blog do professor, como espaço de disponibilização de informação, interação e (co) autoria, deve promover o intercâmbio de ações que visem à construção de conhecimentos, através do incentivo à pesquisa propiciando a autonomia intelectual dos educandos.
6.2. Design 
6.2.1.  O blog deverá seguir critérios de usabilidade de design: interfaces que facilitam a interatividade e leitura, mantendo a qualidade estética. 
6.2.2.  O cabeçalho do blog deverá identificar claramente o tema ou área de interesse e o nome. Os personalizados também serão considerados pontos positivos na avaliação. 
6.2.3.  O blog de escola deverá conter informações específicas sobre ela.
6.2.4.  Será avaliada positivamente a utilização de dispositivos de acessibilidade. (leitora de tela, lupa, etc.);
6.2.5.  Serão considerados elementos de página obrigatórios: O selo com a logomarca do concurso e o link do blog do http://dteproinfojacunda.blogspot.com, perfil do autor; lista de links que tenham relação com o tema do blog (outras escolas, centros ou instituições de tecnologia educacional; instituições educacionais; outros blogs educativos; bibliotecas virtuais...); e contadores de acesso. Outros elementos poderão ser utilizados com moderação para evitar a poluição visual do blog e problemas no carregamento de páginas. 
6.3.  Interação 
6.3.1.  O blog deve conter contadores de acesso para verificação das visitas e a capacidade de gerar tráfego. 
6.3.2. Terá maior pontuação a quantidade e qualidade dos comentários em cada postagem que será avaliada no aspecto interatividade;
6.3.3.  Será avaliada positivamente a utilização de elementos de interação como caixa de mensagens, gadgets com postagens de microblog (Twitter) ou redes sociais (facebook, Orkut...).
6.3.4.  Será avaliada a qualidade e freqüência da moderação de comentários realizados pelo autor/responsável do blog. 
6.3.5.  Será avaliada também a interação entre os visitantes nos comentários das postagens: comentário ou resposta de um leitor do blog para outro;
6.3.6.  Caberá ao autor divulgar seu blog a fim de provocar e instigar a participação de seus leitores. 
6.3.7. Terá pontuação as postagens com textos compartilhados entre professores e alunos da mesma disciplina e que promova debates através dos comentários.
6.4. Criatividade
6.4.1. Serão avaliados positivamente os blogs que desenvolverem ações inovadoras, como:
a) Criatividade na aplicação, apresentação e disposição dos elementos de página;
b) Desenvolvimento de postagens criativas, que utilizem recursos como imagens, vídeos, áudios, animações, jogos e etc.;
c) Recursos criativos e inovadores no cabeçalho do blog, inclusive as imagens e informações que são utilizadas no nome ou título;
d) Desenvolvimento de ações que busquem interagir de forma diferenciada com seus leitores.
e) Criatividade na combinação das cores, (plano de fundo, titulo, cabeçalho, links, rodapé, texto das postagens e texto da guias.) para facilitar a leitura do blog e atrair os leitores.
7.  DOS RESULTADOS
7.1. O resultado do concurso será divulgado no dia 07 de Dezembro de 2013 durante o evento de premiação. 
8.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Este regulamento, bem como todas as normas deste concurso, estará disponível no blog do dteproinfojacunda para o conhecimento de todos. Caberá aos participantes, baixar o regulamento e analisá-lo criteriosamente para que sejam obedecidas as regras. 
8.2.  Será de responsabilidade de todos os departamentos desta entidade na divulgação do concurso, bem como a realização do evento para premiação e outras ações de formação e orientação dos professores para o domínio básico da ferramenta dos blogs. 
8.3. Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora do concurso.
Maria  Edina de Oliveira  Silva
Profra: Orientadora Maria Edina de Oliveira Silva

Jacundá - Pará, 23 de Abril de

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