Os Alunos da Rede pública paulista TEM UMA propensão à Leitura de quadrinhos. E na Escola SUA? Entenda Como utilizar como HQs parágrafo tornar como Aulas Mais Interessantes - e Como uma Tecnologia Facilita o Acesso this Recurso.
Uma Pesquisa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgada nenhuma Mês Passado indica Opaco 45% dos Alunos da Rede Estadual de ensino TEM Preferência Pelos quadrinhos na Hora da Leitura. Por ISSO, Este Tipo de Recursos desen serviços Incorporado AO Planejamento Das Aulas, los Diferentes disciplinas.
Para Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA / USP), o Motivo fazer INTERESSE dos Jovens pelas HQs parece Óbvio. Para Ele, a Linguagem ea Dinâmica peculiar dos quadrinhos São Essenciais parágrafo SUA atratividade e parágrafo UMA Leitura Ativa POR Parte de Quem Acompanha como Tramas. "A TODO o momento, o Leitor temperatura Opaco preencher Elementos da História: UMA Parte VEM narrada graficamente, ea outra Parte o Leitor completando Vai", Afirma. "Você cena TEM UMA, POR Exemplo, EM Que o Personagem ESTA com a Mão na Maçaneta da porta, e logotipo los SEGUIDA elemento ESTA Dentro da Casa. O Espaço Entre Os Dois quadrinhos E preenchido Pela Imaginação fazer Leitor ", peso explicativo.
Uso dos quadrinhos atrelado um Objetivos Didáticos
Alguns Professores AINDA se mostram hesitantes los USAR como HQs los sala de aula com, com receio de misturar os "momentos de lazer" com sistema operacional de Aprendizado. Mas O Segredo ESTA los Fazer hum bom USO Didático dos quadrinhos, atrelando-os AOS CONTEÚDOS Que se deseja trabalhar com uma turma.
E HÁ Incentivos Governamentais parágrafo um Adoção dEste Recurso NAS salas de aula brasileiras. Segundo Vergueiro, o Governo temperatura se esforçado from o da Década de 90 Incluir último parágrafo como Histórias em Quadrinhos los Projetos Educacionais e NAS Diretrizes Curriculares da Educação Nacional. "Pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola, uma Rede pública de ensino recebe Vários Livros e, from 2006, o Ministério da Educação Passou uma Incluir quadrinhos empreendedorismo como Obras distribuidas. ISSO E UMA MENSAGEM parágrafo o Professor: 'Voce PoDE utilizar Histórias em Quadrinhos "," observação.
Para Paulo Eduardo Ramos, professor e Jornalista fazer Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coautor do Livro Quadrinhos na Educação , há, AINDA, outro Problema resolvido a servi parágrafo Que OS quadrinhos se consolidem Como FERRAMENTA na Escola. "Ha Mais Resistência UO Falta de Habilidade los trabalhar o Tema fazer Que da Experiencias Bem-sucedidas", Diz. Enfatizando a obrigatoriedade de hum Objetivo Didático-Pedagógico atrelado AO USO Desse Tipo de obra na sala de aula, Ramos Alega Opaco um Falta de Orientação dos Profissionais Diante dos Recursos available PODE invalidar TODO esforço e Incentivo oferecidos.
Diante Disso, professor o Vergueiro observação o Quanto a Habilidade de INSERIR OS quadrinhos na sala de ala Depende de UMA PREPARACAO Didática e Repertório fazer fazer professora cultural. E indica: a ESCOLHA da História abordada desen Semper LeVar los Conta como Particularidades de Cada turma. "Ele [o professor o] desen Conhecer Bem o Seu Grupo de Alunos, ver Que Tipo de História e Mais Eficiente parágrafo enguias", lembra.
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